terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saber ganhar e saber perder...

As vezes nossos pais só nos ensinam o prazer da vitória. Não permitam que possamos passar por dificuldades e por situações de derrota. Pelo menos eles tentam proteger os filhos ao máximo possível. Hoje temos muitos adultos com dificuldades nas perdas. Aliás o ser humano em geral é sempre protegido dos problemas e tristezas quando criança... Sempre são contadas histórias de final feliz, no qual o mocinho se casa com a mocinha e vivem felizes para sempre. Gente, alouu... Isso não existe nesse mundo... Filmes americanos, fábulas infantis, novelas mexicanas, udo isso é ficção. Esse mundo não foi feito para que possamos passar férias. Existem, claro, momentos de muita felicidade e contemplação. Mas não acordamos todos os dias, penteados e sorrindo. O homem que casa com aquela mulher maravilhosa, um dia vai vê-la descabelada e com um rímel borrado. Ninguém nesse mundo é perfeito e inpecável 100% do tempo. Nós erramos e erramos muito.

Vejamos uma história. Existia uma família muito linda e feliz, na qual o pai era um médico renomado, a esposa uma psicóloga reconhecidíssima no mundo da psicopedagogia, e uma filha terminando o curso de Direito e a outra fazendo vestibular para o curso de Medicina. Eles eram extremamente felizes, bem de vida, bem humorados. Poderia se dizer que parecia um sonho. Um belo dia, a filha mais velha, saiu do Fórum da cidade para passar em casa após um telefonema da mãe para que almoçassem juntas. A filha foi para casa e ao chegar a uma quadra de sua casa, recebe um telefonema de seu pai relatando um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão. Quem pilotava a motocicleta era sua irmã mais nova que estava voltando do local da prova de vestibular da Universidade mais tradicional de sua cidade. A filha mais que depressa, buscou a mãe e foram para o hospital, mas antes que cheguarem por lá sua irmã havia falecido. O acidente foi gravíssimo e ela não resistiu aos ferimentos. O pai, médico renomado, enra em um desespero imenso e termina com um infarto agudo e também fica internado no hospital. A filha mais velha e sua mãe seguraram as pontas. Passsaram por momentos terríveis. Enterraram a caçula sem o pai, que estava internado. Passados 6 meses a mãe desenvolve um câncer de mama e inicia o tratamento com a quimioterapia. Seu marido não aceita que a esposa tivesse que passar por uma cirurgia de retirada do seio e resolve se separar. A filha mais velha se vê obrigada a se mudar para Manaus pois passou em um concurso de juíza e a vaga seria para essa cidade. Deixa tudo e todos para trás e se muda. Por lá acaba se casando e entra em uma depressão ferrenha devido a distância de seus pais doentes.

Essa história poderia ter diversos fins. Era uma família extremamente feliz. Porém houveram obstáculos e percalços nos quais a família não teve uma estrutura firme para seguir em frente. Claro que a morte de uma filha, uma doença grave, o abandono do marido, filhos e pais... Enfim... váriso são os acontecimentos nessas vidas. Mas a história continua...

Porém a filha resolve pegar um avião, em um belo dia e vai visitar sua mãe. Consegue convencer a mesma de se mudar para Manaus pelo menos até que se restabeleça e se sinta mais forte. A mãe como já estava erminando o traamento resolve ir para a casa da filha e se recupera bem. A filha melhora da depressão, pois cansou de ver sua vida passar pela sua frente e ela não fazia nada. Resolveu reagir e atuar como atriz principal de sua vida! O pai, virou alcóolatra, largou a Medicina e resolveu se tratar. Mudou-se para o interior de São Paulo e resolveu trabalhar com plantas e jardinagem. Hoje é um homem do campo, mas ainda tem suas recaídas com a bebida.

Não existe o fim correto, nem o final planejado. As coisas acontecem. Não adianta querer se iludir com os "achismos" de que ter o controle da vida é a coisa mais fácil e mais correta que exise, pois, meu caro leior, não o é. Ninguém controla a vida de ninguém. Os pais não controlam os filhos durante toda sua vida, os filhos não controlam os pais, nem o próprio ser humano não consegue se controlar. Não há um poder energético no qual "você quer, você terá", simples assim! Não existe isso. Não se iluda. Se quer, movimente-se para conseguir. Faça o que for necessário. Pois é uma vonade sua e só você terá interesse em vestir essa camisa.

PENSEM NISSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, troque idéias e experiências, será positivo para todos nós. Obrigada pela participação e volte sempre no nosso cantinho!